sexta-feira, 10 de junho de 2016

Casa Kummer - A casa que será o nosso lar!

Olá! Hoje irei colocar algumas fotos da casa que compramos da família Kummer e que será o nosso lar.
Sempre desejamos uma casa de madeira, porém o preço da madeira está elevadíssimo. Um certo dia estávamos na Construcenter, um material de construção aqui no Cedro, conversando com o Lario Schoffen, proprietário do local, sobre ideias para construir nossa casa quando entrou um cara parecido com o Biff Tannen (o vilão da trilogia De Volta para o Futuro) e o Lario o chamou para a conversa já que o cara e o pai dele construíam casas de madeira e/ou de alvenaria. Assim conhecemos o Eberson Kummer. Logo ele nos contou que a família possuía uma boa casa de madeira, porém o pai dele não tinha interesse em vender. Fomos conhecer o pai dele, Gabriel Kummer, e sua mãe, Inês. Seríamos vizinhos. A família Kummer vive do outro lado da montanha a 400 metros em linha reta da nossa terra (devido a inclinação da montanha e do mato fechado é bem difícil atravessar em linha reta, então precisa dar 7 km de volta). Inicialmente Gabriel não tinha interesse em vender a casa pois foi sua primeira residência e ele pretendia no futuro transformar em um salão de festas. Depois de muito bate papo, contação de histórias sobre a região (assim descobrimos que 17 famílias já viveram na nossa terra), seu Gabriel decidiu não apenas a vender a casa para nós, mas a nos ajudar a nos estabelecer no campo. Ele nos tratou como filhos! Nos deu o prazo para começar a pagar a casa em janeiro de 2017!!! Além disso se colocou a disposição para nos ajudar em tudo que pode! Jamais imaginaríamos que ainda existem pessoas assim! Isso tudo no mesmo dia que nos conhecemos. Não apenas conseguimos uma casa, mais importante, ganhamos amigos! Amigos quase familiares!!! Em futuras postagens falaremos mais da família Kummer, mas só por essa introdução vocês já podem imaginar como são pessoas boas e acolhedoras!
Agora falando da casa: Ela está há sete anos sem ninguém morando nela. Foi construída no início dos anos 1990. Ela foi construída toda em grápia (conhecida como garapeira - uma madeira nobre), sendo apenas o assoalho que é em guatambu (também chamada de marfim), uma madeira muito bonita. A casa tem paredes externas duplas e suas estruturas estão suportadas nelas. Medindo sete metros por oito, num total de 56 metros quadrados. Telhado de telhas de barro francesas. Sete janelas e duas portas externas. Divisórias externas num total de sala, cozinha e três quartos (três portas extras). A casa está em ótimas condições. Praticamente é possível limpá-la bem e entrar para morar. Junto com a casa veio a varanda (mais madeira e um pouco de telhas) com um jogo de vaso sanitário e pia, um grande tanque em granito, mais quatro portas e duas janelas. A casa está assentada em 12 pilares de concreto. Os únicos defeitos mais visíveis são duas telhas quebradas nas pontas que geraram o apodrecimento de parte do forrinho da aba e do espelho, um buraco no assoalho e dois buracos em paredes por onde passavam canos. Todos esses defeitos houve comprometimento do Seu Gabriel em arrumar.
Nossa ideia foi utilizar essa casa, alterar algumas portas e janelas bem como as divisórias internas. Colocá-la a 2,5 metros de altura e montar nossa cabana na montanha! No momento é o que estamos encaminhando. Se o tempo permitir na próxima quinta-feira (16/06/2016) iremos cortar a casa ao meio e transportá-la para o Rancho Vale do Tigre!
Deixo vocês com as fotos:

Visão lateral da casa (esse lado ficará para o leste, uma das janelas será do quarto e duas serão da sala/cozinha). O lado do fundo da casa hoje será a frente da casa e serão abertas duas portas balcão de dois metros, entre elas será feita uma lareira no futuro.


Parte da frente da casa hoje (será o fundo da casa, voltada para a montanha no sul, a janela menor será do quarto e a maior do closet) 

Área interna da casa. As divisórias internas não tem função estrutural, então podem ser completamente removidas. Utilizaremos elas para fazer as paredes do quarto e do closet. O piso é bem bonito.
Biff passando pela casa em direção a uma das portas externas. Ela será substituída por uma porta balcão de dois metros. De forma geral a casa está em ótimo estado.

Visão frontal da casa hoje já com parte da lateral desmanchada. Esse lado será o fundo da casa no Rancho Vale do Tigre. E ela ficará mais alta do que está hoje.
Visão lateral da casa com a varanda desmanchada. Esse lado vai haver um banheiro, uma despensa, um fogão e forno a lenha e um deck por onde vai subir a escada.
Visão da frente atual da casa.

4 comentários:

  1. Estamos na expectativa. Linda casa e tem história, ai fica ainda mais emocionante. Que legal. Nós nem bem terminamos nosso galpão, tivemos que fazer o outro o das ferramentas, deu um vento forte aqui e derrubou o galpão velho. A ideia do Alfredo era fazer uma peça para guardar as ferramentas dele. Ficou tão lindo que não deixei espaço para a bagunça dele. hahah Coitado.
    Abraços!
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anajá! Devido ao clima não conseguiremos transportar essa semana, mas em breve levaremos e filmaremos nossa casinha passeando pelas estradas do interior de Cedro.
      Essa coisa de vento preocupa bastante a gente. Em 2009 teve um forte tornado em Guaraciaba, bem aqui perto...
      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Olá, eu amei a casinha de madeira...bem curiosa para ver quando estiver tudo prontinho...Deus abençoe vcs...abraço.

    ResponderExcluir