segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Receita de nhoque de abóbora com molho de sálvia

Bom dia, amantes da culinária!

Hoje vou passar aqui uma das receitas que eu mais gosto de fazer (e de comer, claro!!): O Nhoque de Abóbora!

Quem não gosta de uma boa massa? Nhoque de Abóbora!!


Você vai precisar de:

1 Abóbora japonesa
1 Ovo
1 a 2 xícaras de Farinha de Trigo
4 Colheres de Margarina ou Manteiga
Sálvia, nós-moscada, queijo parmesão e sal

Vamos para o modo de preparo:

1. Eu gosto de cortar a abóbora em quatro pedaços (com a casca mesmo) e tirar as sementes (que também poderão ser reaproveitadas!) e assá-la no forno até que atinja um ponto que você fure com o garfo e perceba que ela está macia. Isso leva em torno de 1 hora no forno médio-alto. Obs.: Eu coloco cada pedaço em volta do papel alumínio, sem bandeja ou forma, direto no forno.

2. Depois de assada tire os pedaços e passe uma colher para tirar apenas a polpa da abóbora e transfira para um recipiente de plástico ou vidro. Deixe descansar até esfriar.

3. Adicione o ovo, um pouco de sal e uma pitada de nós-moscada e misture bem com uma colher ou espátula até que a mistura fique homogênica. Depois vá adicionando aos poucos a farinha de trigo até que ela fique com um aspecto de massa. Você vai sentir um pouco pesada ao mexer.

4. Com uma colher, pegue um punhado da massa, transfira para uma bancada limpa e faça rolinhos e depois corte para ficar no formato do nhoque. Vá adicionando farinha para não grudar nas mãos e na bancada. 

5. Coloque de 1 a 2 litros de água para ferver e adicione sal e um fio de azeite. Assim que começar a ferver vá adicionando aos poucos o nhoque. Eles irão começar a "subir" quando estiverem prontos. Vá passando os nhoques prontos para uma travessa de vidro ou forma e repita o processo para o restante do nhoque.

6. Em uma frigideira média derreta a margarina ou manteiga, que seja de uso culinário, e coloque as sálvias até que elas comecem a se enrolar. (Se você não encontrar as sálvias inteiras e frescas, utilize as secas e moídas encontradas nos mercados). Regue a massa com esse molho e adicione queijo ralado.

Pronto, agora é só comer!! Recomendo um vinho tinto seco para acompanhar!! Hmmm

Algumas observações:

-Cuidado com algumas marcas de margarinas/manteigas que não são de uso culinário. Elas possuem um baixo ponto de oxidação o que significa que com o calor liberam toxinas para o nosso organismo.

-As sementes de abóbora você pode lavá-las e depois assá-las no forno até que fiquem crocantes. Sirva como aperitivo ou coloque em cima da massa.

Sementes de abóbora são super saudáveis!
-Pra quem não conhece, a sálvia é um tempero maravilhoso que tem um gostinho salgado e muitas vezes substitui o uso do sal de forma mais saudável. Tem um sabor único!

Salvia-comum para o molho da massa

É isso aí, pessoal! Se gostar deixe seu comentário ou sugestão!! Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário